O Festival Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra está de volta, entre 3 e 10 de abril, para a 9.ª edição que tem em destaque a primeira retrospetiva do realizador português Gabriel Abrantes.
Corpo do artigo
Além das habituais competições nacional, internacional e Mini Córtex, este ano, há uma novidade: uma nova competição dedicada apenas às estreias de filmes nacionais. Nesta nova secção serão exibidos dez filmes portugueses e a partir da edição de 2019, o Festival vai passar a premiar estreias.
TSF\audio\2019\04\noticias\05\michel
Em entrevista à TSF, o diretor Michel Simeão destaca ainda a retrospetiva integral de Gabriel Abrantes. O realizador, que venceu a Melhor Curta Nacional do Córtex 2018 com "Os Humores Artificiais", vê a sua obra em exibição no Córtex, incluindo 15 filmes, entre curtas e médias metragens.
Uma homenagem que coincide com a estreia nas salas de cinema da sua primeira longa-metragem, "Diamantino", uma comédia dramática do mundo do futebol.
Pela primeira vez, a secção Hemisfério é dedicada a um festival realizado em Portugal e será o Doclisboa a programar esta secção. As restantes secções mantém-se: Minicórtex para todas a Escolas do concelho de Sintra e para Pais e Filhos no fim de semana, Frontal para seniores e adolescentes e concertos no MU.SA em Sintra.
A 9.ª edição do Cortéx - Festival de Curtas-Metragens de Sintra , decorre até 10 de abril no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e no Cinema Ideal, em Lisboa.