Telmo Rodrigues escreveu uma tese de mestrado e outra de doutoramento sobre Bob Dylan e não tem dúvidas. O Nobel da Literatura está muito bem entregue.
Corpo do artigo
Foi uma surpresa. Não pelo mérito do distinguido, mas pelo arrojo de que o distinguiu. Telmo Rodrigues considera Bob Dylan é "um dos poetas mais importantes das últimas décadas".
Para Telmo Rodrigues, Bob Dylan tem duas facetas indissociáveis: a musical e a literária, dando uma "vida própria aos seus textos com a sua voz".
Aos que questionam a atribuição do Nobel da Literatura a Bob Dylan, Telmo Rodrigues contra-argumenta, afirmando que é preciso apreciar o conceito de poesia de maneira diferente".
Afinal o que é um texto literário? Foi a resposta a esta pergunta que deu azo ao tema da tese de mestrado, quando há cerca de anos leu um artigo de um crítico que na altura questionava se Bob Dylan não merecia ser distinguido com o Nobel da Literatura.
Licenciado em Estudos ingleses, foi no mestrado em Teoria da Literatura que Telmo Rodrigues aguçou a curiosidade sobre Bob Dylan. Até então, não era fã, "não apreciava, confesso".
No ano passado, na Faculdade de Letras, da Universidade de Lisboa, Telmo Rodrigues concluiu também uma tese de doutoramento sobre música Bob Dylan. O antes deu lugar a um depois, completamente rendido à obra do autor norte-americano.