Da “química” à atuação improvável na TSF: Tiago Nacarato e Cainã Cavalcante falam “em paixão comum” e seguem viagem
Corpo do artigo
A “química” nasce em São Paulo, no Brasil, com uma paixão em comum: a música. Tiago Nacarato e Cainã Cavalcante demoraram dois dias para produzir Beira Mar, um EP lançado ainda em 2024 e que parte para digressão esta quarta-feira. Os artistas estiveram na TSF, onde, além de explicarem como tudo surgiu, atuaram de forma improvável ao vivo.
A “química” sentiu-se desde sempre. Mesmo durante a pandemia foram “trocando mensagens” e até tentaram gravar em conjunto, com vídeos em ecrã partilhado. A primeira vez que partilharam o palco juntos aconteceu quando Tiago Nacarato convidou Cainã Cavalcante para tocarem juntos, em São Paulo.
Aqui a gente viu que estávamos a fazer música. Pensámos: vai dar certo. Foi uma experiência muito legal. (Cainã Cavalcante)
“O encontro ficou no radar” de Cainã que, no ano passado, durante uma visita a Lisboa disse a Tiago: “Estou aqui.” Foi o que bastou para “fazerem acontecer” Beira Mar - Live, um álbum relacionado com as duas margens do Atlântico.
Cainã é cearense, da Fortaleza, enquanto Tiago Nacarato é um portuense com raízes brasileiras. As origens dos pais estão em São Paulo, mas os avós maternos são portugueses, o que leva a família do artista “a tentar uma aventura” pelo país.
Nos estúdios da TSF, os artistas tocaram (de forma improvável) algumas das músicas do novo álbum que parte esta quarta-feira para tournée europeia. Numa era “onde se usam tantas ferramentas tecnológicas para chegar a um fim”, Tiago Nacarato disse que o “live” surge para “evitar esconder os erros” e “só com dois violões”, para tornar tudo “orgânico”. Na verdade, um trabalho como este é "quase contracorrente" hoje em dia.
De Noel Rosa a Marcelo Camelo, passando por Chico Buarque e Caetano e uma canção com poesia de Florbela Espanca, o EP conta com clássicos brasileiros. Mas as surpresas vão passar do disco para o palco. Nesta conversa com a TSF, os artistas revelaram que Luís Trigacheiro e João Gil vão marcar presença nos concertos em Lisboa e no Porto.
Depois da Europa? Vão chegar ao Brasil: a ideia “é seguir tocando” e “fazer o encontro entre a nossa energia criativa”.
A nossa ideia é ir pelo mundo e tocar.
A tour Beira Mar inicia-se agora com três concertos. No dia 26 de março, o público poderá assistir ao espetáculo em Lisboa, no Teatro Maria Matos, no dia 6 de abril na Casa da Música, no Porto, e no dia 8 de abril, o Jazz Caffe, em Londres, será o palco de mais uma noite.
Tiago Nacarato foi recentemente galardoado com os prémios de Ouro no Brasil e Platina em Portugal, com a sua versão do tema ‘’Onde Anda Você’’, que conta com mais de 55 mil streamings nas plataformas digitais. Lançou ainda um novo single, Flash, que convida a dançar e faz uma chamada de atenção ao preço a pagar pelo excesso de busca pela perfeição.
