Dança, música e oficinas criativas: festival Andanças arranca com mais de cem atividades programadas
O evento prolonga-se até domingo, na aldeia de Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz
Corpo do artigo
Mais de cem atividades estão programadas para a edição deste ano do festival Andanças, que se realiza, entre esta quinta-feira e domingo, na aldeia de Campinho, no concelho de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora. Em declarações à TSF, Joana Ricardo, da organização, descreve como pode ser passado um dia no Andanças.
"Se as pessoas vierem ao festival, vão acordar de manhã para fazer oficinas de relaxamento, onde temos várias modalidades, como o Ioga, o Tai Chi, ou o Biodanza. A seguir às oficinas de relaxamento, podem fazer oficinas de dança, como danças portuguesas, Bollywood, danças do sul da América, Kizomba. Para quem não gosta tanto de dançar, há um espaço que tem uma oferta variada em atividades criativas, como as manualidades e oficinas de instrumentos. Quem vem com os seus filhos tem o espaço dedicado às crianças com atividades durante todo o dia para os mais novos", explica à TSF Joana Ricardo, sublinhando que um dos aspetos que torna o Andanças num festival tão especial é o espírito de partilha que se vive.
"Quem não sabe dançar, pode entrar na roda e aprender em poucos minutos e pode desfrutar desse momento. E depois é viver o Alentejo interior, sabemos que está calor, mas as pessoas são bem acolhidas e também podem dar um mergulho no Alqueva, que está aqui ao nosso lado", acrescenta.
Este ano, o cartaz conta com atuações dos artistas Sana Cissokho, do Senegal, e de Ricardo Back Bass, de Angola, e Mestra Ana Lúcia e Raízes do Coco, Balanço do Cais, Tatiana Cobbett – 4rteto e as Raparigas do Groove, todos vindos do Brasil.
De Portugal, está prevista a participação de Rita Costa Medeiros, Malino e L.O.B.A.
O programa contempla um encontro ibérico com as Serigosa e música regional com os grupos corais da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz e da Freguesia de Monsaraz, Brisas do Alentejo e Tuna da Universidade Popular Túlio Espanca de Reguengos de Monsaraz.
