Das ruas cortadas às restrições no Estádio da Luz: tudo o que já se sabe sobre Taylor Swift em Lisboa
Corpo do artigo
A espera está quase a terminar. Taylor Swift estreia-se em Portugal, esta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25 de maio, no Estádio da Luz, em Lisboa. Este é um momento muito aguardado pelos fãs da norte-americana. Os bilhetes esgotaram em poucas horas logo em julho do ano passado e os preparativos para receber a artista começaram há quase um ano: desde idealizar a roupa que vão usar nos dias dos espetáculos às "pulseiras da amizade", feitas de missangas com versos das canções da cantora, que são trocadas entre eles, enquanto esperam pela hora em que Swift sobe ao palco. Nas ruas, mais precisamente nas imediações do Estádio da Luz, as autoridades também já têm tudo pensado para que tudo corra bem.
À TSF, o comissário da PSP Artur Serafim adianta que já há condicionamentos de trânsito desde o sábado passado. No que diz respeito ao estacionamento, já há também algumas restrições, nomeadamente:
- Avenida Hernani Lopes, no sentido Laranjeiras-Alto dos Moinhos, entre o dia 18 e as 08h00 do dia 26 até às 08h00;
- Avenida Machado Santos até ao dia 26, "para montagem e criação de bolsas para os espetadores em espera para aceder ao recinto", até às 16h00 do dia 26 de maio;
- Rua João de Freitas Branco, do dia 18 até ao dia 26;
- Praça Cosme Damião, parque da Emel, até às 24h00 do dia 26 de maio;
- Parque de estacionamento da Emel, sob o viaduto da Avenida Lusíada, entre a Rua Galileu Galilei e o Largo da Revista Militar, até às 12h00 do dia 26 de maio.
No que diz respeito aos dois dias dos concertos, a Avenida Machado Santos estará cortada em ambos os sentidos "e nas artérias confluentes vão existir bastantes cortes e condicionamentos, incluindo alguns desvios de trânsito desde as 08h00 do dia 24 [sexta-feira] e as 02h00 do dia 26 [domingo]".
"Na Avenida Eusébio da Silva Ferreira (2.ª Circular, acesso ao Parque -3 e à Avenida do Colégio Militar), haverá um corte de trânsito desde as 14h00 do dia 24 de maio até às 02h00 do dia 25 de maio e desde as 14h00 do dia 25 de maio até às 02h00 do dia 26 de maio. Na Praça Cosme Damião (no parque de estacionamento da Emel), há corte de trânsito das 08h00 do dia 19 até às 24h00 do dia 26. Na Avenida do Colégio Militar (entre a Rua Galileu Galilei e a Avenida Condes de Carnide), haverá corte do trânsito antes do final de cada concerto até ao escoamento total do público", explica Artur Serafim.
"Poderá ser necessário fazer isolamento de via de trânsito no sentido Benfica-Colégio Militar nos dias dos concertos", acrescenta.
A PSP aconselha a procura de estacionamento "nas zonas ainda mais circundantes ao estádio". Para quem vai aos concertos, Artur Serafim recomenda o uso de transportes públicos, como o metro, visto que "também vai haver fortes condicionamentos na Carris".
São esperadas 60 mil pessoas para cada um dos dias dos concertos que já se encontram esgotados há quase um ano. "Teremos um efetivo que acharemos necessário e adequado para que o evento decorra em segurança e para que as pessoas se possam deslocar em segurança, apesar dos fortes condicionamentos de trânsito", afirma o comissário. "Sabemos que há pessoas que se vão deslocar com muita antecedência para ficarem nas filas da frente, vai estar uma temperatura mais elevada, é importante que se hidratem durante as longas filas de espera", acrescenta.
Nas várias entradas do Estádio da Luz, está já exposta a lista dos objetos que não vão poder entrar no recinto. Capacetes, cartazes maiores do que A3, muletas sem atestado médico ou guarda-chuvas são alguns dos itens proibidos pela organização.
Fogo de artifício, sinalizadores de emergência, ponteiros de incêndio e similares, fantasias ou objetos pessoais que possam impedir a visão das pessoas ao seu redor, tablets, leitores digitais ou iPads são outros dos objetos que fazem parte desta lista.
"O uso de drone ou outro veículo não tripulado sobre ou em redor do Estádio da Luz pode resultar na confiscação de tal e/ou sujeito o proprietário a sanção ou prisão", pode ler-se no cartaz.
Junto ao Estádio da Luz e nas ruas adjacentes, são visíveis os preparativos: já estão montadas algumas das grades onde vão ser organizadas as filas nos dias dos concertos e as indicações para cada setor também já estão espalhadas pelo local.
Esta semana, devido à preparação para os espetáculos, as visitas ao Estádio e ao Museu Benfica estão encerradas. "Devido aos concertos que se vão realizar no Estádio da Luz, as visitas ao Estádio e ao Museu Benfica estão encerradas até dia 26 de maio", escreve o clube nas redes sociais. A reabertura está prevista para o dia 27 de maio, segunda-feira, no horário habitual, das 10h00 às 18h00.
Nos dias 24 e 25 de maio, as portas do Estádio da Luz abrem às 16h00 (os detentores de ingressos VIP deverão poder entrar no recinto um pouco mais cedo). A primeira parte dos espetáculos está a cargo dos Paramore.