Bioquímico e divulgador de ciência, David Marçal esteve no programa "A Escuta do Mundo", onde lamentou que as redes sociais alimentem "correntes de opinião profundamente anti-científicas"
Corpo do artigo
"Como Perder Amigos Rapidamente e Aborrecer as Pessoas com Factos e Ciência" é o novo livro de David Marçal. Ao contrário do que o nome indica, o livro é, na verdade, uma tentativa de não perder amigos, através da apresentação ponderada de factos e argumentos que contrariam algumas ideias populares, mas politicamente enviesadas, com factos e ciência.
David Marçal lamenta a "politização da ciência" e que factos científicos sejam usados em batalhas entre campos opostos. São exemplos disso as polémicas com vacinas, alterações climáticas, ou as tentativas de implementar o ensino do criacionismo como "ciência alternativa" à teoria de evolução das espécies, de Charles Darwin, nos Estados Unidos da América.
Outra ideia capaz de "desencadear logo uma discussão bastante acesa" é a de que "o mundo está cada vez melhor". Mesmo que a perceção contrária se tenha instalado, David Marçal considera difícil defender que o mundo está pior quando olhamos para parâmetros objetivos e globais e dá como exemplos o aumento da longevidade, a queda da mortalidade infantil e até mesmo a pobreza, que, em termos globais, está a cair.
"A Escuta do Mundo" é um programa de Nuno Artur Silva, para ouvir às quartas-feiras depois das 13h00, com repetição aos sábados depois das 11h00. Sempre em TSF.pt e nas plataformas de podcast.