Está cumprida a primeira fase de filmagens de um documentário que pretende perceber e mostrar "com frieza" o impacto da imigração da Síria para a Europa. Um filme de Fred Alves e e Cleonildo Cruz.
Corpo do artigo
O documentário visa perceber o impacto da imigração na Europa. Fred Alves, o realizador, explica que as filmagens passam por países como Espanha e Portugal, mas também irão decorrer na Turquia e podem até chegar à Síria.
O guião ainda está a ser escrito, para já decorrem uma série de entrevistas com o objetivo de escolher algumas famílias e centrar a ação sobre elas. O realizador e o produtor pretendem contar a história dessas pessoas, falando com aqueles que estão na Europa, mas também com quem ficou para trás.
E também com as pessoas, os europeus, com quem eles contactam. O efeito que este movimento migratório está a ter nos países que acolhem os refugiados e imigrantes é outro dos assuntos que não vai escapar à lente dos cineastas.
O filme "Diáspora: todos os sonhos do mundo" só dentro de dois anos deverá estar terminado. Isto, brinca o realizador, se a equipa de filmagens sobreviver.