
Paulo Sabino
Ñaque, é teatro com José Pedro Gomes e José Raposo, olhar o teatro para dentro mas com publico, um publico que já lá está, está lá sempre, no teatro.
Corpo do artigo
Ñaque parte do texto do dramaturgo José Sanchis Sinisterra, escrita no inicio dos anos oitenta, e parte do Ñaque, uma companhia de teatro do seculo XVII, com apenas dois atores, aqui são: José Pedro Gomes e José Raposo, muitos anos depois estão de novo juntos em palco. Dois atores, os personagens, que não se dão muito bem mas não passam um sem o outro, sempre separados e sempre à procura um do outro, já devíamos ter parado, pode pensar-se que já deveriam ter-se reformado, não é outra coisa, já deveriam ter parado de estar juntos. É sempre este dilema, não podem estar juntos, nem conseguem estar afastados. Onde estamos? num teatro! a serio? Ou algo parecido! outra vez!! outra vez! Estes dois atores já fazem teatro há mais de 400 anos, em muitos sítios, tantos quantas as viagens e as peças que representaram, Solano e Riu.
Ñaque está no teatro Villaret, em Lisboa, com José Pedro Gomes e José Raposo e fica de quinta a sábado às 9 e meia da noite e aos domingos às 4 e meia da tarde.