Entre sexta-feira e domingo, o público pode espreitar por detrás da cortina do palco. O São Luiz abre as portas para quem quiser passar o dia e a noite no teatro.
Corpo do artigo
"Os Dias do Público" abrem as portas aos bastidores do Teatro São Luiz, em Lisboa. Há ensaios abertos, concertos, um baile dançante e até mesmo mesmo a possibilidade de passar lá a noite - com banho incluído, na Opera Shower.
"Foi um desafio que fizemos à Teresa Gentil, que é música. Criou este dispositivo que vai estar disponível para se poder tomar banho durante o final do dia, para relaxar e também dar um espaço àquela vontade de cantar no chuveiro. Estará disponível, num camarim, um espaço onde as pessoas poderão cantar ópera e ser ouvidas por várias pessoas dentro do teatro, mas não vistas", descreveu Sara Duarte, uma das coordenadoras do evento.
A iniciativa quer entender a relação da cidade com o teatro, mesmo quando o espaço está fechado. O público é convidado a entrar a ver o espaço e os artistas com outros olhos.
A iniciativa "Eu mereço dormir no Teatro" vai selecionar pessoas que irão poder passar a noite num dos palcos do São Luiz. "É uma espécie de concurso que foi lançado para um grupo de 20 pessoas poder dormir no teatro. Podem assistir a um concerto de Lula Pena, será um concerto intimista. A ideia é quase adormecer a ouvir a Luna Pena no palco".
Depois da noite e do banho, há "Almoço Deriva" para quem quiser sentar-se à mesa com os artistas António Pedro, Vera Mantero ou Paula Valente Pimentel. Antes do almoço, estes convidados de honra vão "deambular pela cidade de Lisboa e trazê-la para dentro do teatro, partilhando tudo com o público, enquanto se almoça", explicou Sara Duarte.
A programação da iniciativa é vasta, num evento que decorre de 15 a 17 de junho. A entrada é gratuita, mas alguns eventos estão sujeitos a inscrição.