"Os Cantadores de Paris", de Tiago Pereira, estreia este ano no festival Doclisboa. Um documentário que prova que o cante é universal.
Corpo do artigo
"Os Cantadores de Paris" é a primeira longa-metragem do realizador Tiago Pereira. O documentário acompanha um grupo de cante alentejano em Paris que nasceu em julho do ano passado da iniciativa de Carlos Balbino.
O grupo, que nasceu em julho de 2016, é constituído por três portugueses, uma italiana, uma alemã e seis franceses. Tiago Pereira, criador do projeto A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, descobriu estes cantadores e em fevereiro deste ano rumou a Paris para fazer um documentário. Queria responder à pergunta: "como é cantar uma cultura que não se conhece?".
TSF\audio\2017\10\noticias\19\tiago_pereira_directo
"Os Cantadores de Paris" tem estreia mundial no festival Doclisboa. O documentário acompanha os ensaios do grupo em França, ouve a experiência de cantar numa língua diferente e mostra a viagem d'"Os Cantadores de Paris" a Serpa, onde cantaram com grupos de cante locais.
211001924
"Os Cantadores de Paris" estreia no Doclisboa este domingo, dia 22, às 16:15, no Cinema São Jorge, em Lisboa. Tem uma segunda projeção no sábado, dia 28, às 16:15, também no São Jorge.