A polícia turca recuperou um quadro original do célebre pintor espanhol Pablo Picasso roubado há anos a um colecionador norte-americano de Nova Iorque, noticiou hoje a agência noticiosa Anatólia.
Corpo do artigo
Numa operação em que recorreu a agentes infiltrados, a polícia turca deteve as duas pessoas que tentavam vender o quadro "Mulher a Pentear o Cabelo", datado de 1940, depois de ter combinado para sexta-feira um encontro num café de Istambul com os vendedores.
Atuando como "potenciais compradores", os agentes da polícia acabaram por encontrar um quadro numa marina daquela cidade turca, depois de terem chegado a um acordo com os vendedores para a compra da obra de Picasso.
Os vendedores pediram inicialmente oito milhões de dólares (7,3 milhões de euros) pelo quadro e acabaram por fechar o acordo por sete milhões de dólares (6,4 milhões de euros), mas o negócio nunca passou de palavras.
A mulher desenhada no quadro de 1940 é Dora Maar, que foi amante de Picasso durante largos anos.
O quadro agora recuperado foi enviado para a Universidade de Belas Artes Mimar Sinan, em Istambul, para ser examinado, refere a Anatólia, indicando que as investigações prosseguem.