A 42.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho decorre entre 12 e 18 de novembro.
Corpo do artigo
Em 375 filmes, 68 são estreias nacionais e 15 estreias a nível internacional. O Cinanima - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho continua a mostrar vitalidade aos 42 anos, com cinema de animação de autor e também workshops, exposições e sessões de perguntas e respostas.
Há ainda masterclasses gratuitas, uma delas com a presença da realizadora inglesa Vera Neubauer, autora de mais de 30 filmes e vencedora de dois prémios BAFTA da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão.
TSF\audio\2018\11\noticias\13\12_novembro_entrevista_cinanima_cristina_novo_ferreira
A 42.ª edição tem filmes de 43 países, mas este ano a Sérvia merece destaque com uma homenagem a Nikola Madjak (1927-2013), considerado "o pai do cinema de animação na Sérvia". O festival propõe também uma mostra com curadoria da realizadora Regina Pessoa, com duas sessões sobre "Animação no Feminino".
Wfb3ACRI1pc
Esta edição tem 103 filmes em competição e o vencedor na categoria de curtas tem entrada direta na lista prévia dos candidatos ao Óscar de Melhor Curta de Animação.
Na competição internacional, este ano, há também seis produções portuguesas: "28 Outubro", de Tiago Albuquerque; "Razão Entre Dois Volumes", de Catarina Sobral; "Ride", uma coprodução luso-britânica de Paul Bush; "Agouro", uma coprodução entre Portugal e França dirigida por David Doutel e Vasco Sá; "4 Estados da Matéria", de Miguel Pires de Matos; e "Entre Sombras", de Mónica Santos e Alice Guimarães.
A sessão de abertura está a cargo do filme "Mais um dia de vida", do espanhol Raul de la Fuente e do polaco Damian Nenow, sobre o trabalho do escritor e jornalista polaco Ryszard Kapuscinski sobre três meses de Guerra Civil em Angola, em 1975.
5sz2KZBP5Mw
O filme esteve na seleção oficial do Festival de Cannes, em França, e ganhou o Prémio do Público no Festival de San Sebastian, em Espanha.