
epa06877584 Spiritual leader of ismaili comunity, Prince Karim Aga Khan, delivers his speech at the Senate Hall, Lisbon, Portugal, 10 July 2018. Prince Karim Aga Khan is celebrating his diamond jubilee in the portuguese capital, on a serie of cultural events. EPA/TIAGO PETINGA
EPA
Obras-primas do Museu Aga Khan estarão em Lisboa até setembro.
Corpo do artigo
É inaugurada esta terça-feira, no Parlamento, mais precisamente no Salão Nobre do Palácio de São Bento, a exposição "Ideais de liderança: obras-primas das coleções do Museu Aga Khan".
A exposição que estará patente de 12 de julho e 14 de setembro traz a Portugal 17 peças, 13 delas ilustrações de livros, que habitualmente se podem encontrar naquele museu em Toronto, no Canadá.
Luís Monreal, Diretor-Geral do Fundo Aga Khan para a Cultura, explica que a exposição serve para assinalar a visita do líder da comunidade ismaelita para comemorar o seu jubileu e mostra importantes trabalhos artísticos de várias regiões do mundo islâmico, nomeadamente o Irão medieval e o império Mogol indiano.
O responsável adianta que grande parte desta exposição pode ser hoje identificada, de forma simples, como miniaturas, mas são importantes ilustrações de livros dos séculos XV, XVI e XVII que mostram as virtudes ensinadas a jovens príncipes para os preparar para o difícil papel de serem alguém que vai tomar decisões difíceis.