"Falamos de igual para igual com a maior estrela do mundo." Monstra celebra 25 anos e o cinema de animação
O festival conta com exposições, oficinas, debates e masterclasses lecionadas por especialistas
Corpo do artigo
A Monstra, festival de animação de Lisboa, começa esta quinta-feira e decorre até dia 30 de março em vários pontos da capital e celebra a vitalidade do cinema português de animação, propondo, este ano, mais encontros e diálogo entre artistas.
A Monstra vai estar principalmente concentrada no Cinema São Jorge com uma série de iniciativas em torno do cinema de animação português e estrangeiro.
Fernando Galrito, diretor artístico daquele festival, explica que "na arte do cinema de animação não existem propriamente estrelas": "Nós falamos de igual para igual com a maior estrela do mundo, que já ganhou um ou dois Óscares, alguns vão estar connosco."
Nessa vertente de ponto de encontro do setor, a Monstra vai ter uma sessão em que produtores e estúdios de animação apresentam projetos em desenvolvimento, o balanço de 25 anos do festival, exposições, oficinas, debates e aulas dadas por especialistas.
"O ambiente do festival é de grande simplicidade, amizade e cordialidade. Lembro-me que depois de masterclasses e workshop, as pessoas que vêm falar comigo dizem 'ele revelou os segredos todos'", conta Fernando Galrito.
Sobre os 25 anos de existência de um festival que mostra cinema de animação para todos os públicos, há ainda um balanço em números na página oficial: “Mais de um milhão de espectadores, distribuídos por cerca de 12.500 filmes e três mil sessões. O festival foi visitado por mais de dois mil criadores, realizadores e animadores, com cerca de três dezenas de nomes indicados aos Óscares”.
Toda a informação pode ser consultada no site do festival.
