O evento vai decorrer durante quatro dias e tem um concerto de celebração dos 50 anos do 25 de Abril com a apresentação do espetáculo "Quis Saber Quem Sou"
Corpo do artigo
Quatro dias e 50 concertos com destaque para a música portuguesa: arranca, esta quinta-feira, o festival Bons Sons, na aldeia de Cem Soldos, em Tomar.
Em 1192, no reinado de D. Sancho I, já existia registo da aldeia de Cem Soldos. Conta-se que o nome do lugar deriva de ter havido nesta povoação um destacamento militar de cerca de cem homens, aos quais, periodicamente, eram enviados “100 soldos” para o pagamento dos seus serviços.
Com cerca de 1000 habitantes, a aldeia de Cem Soldos realiza, todos os anos, o festival Bons Sons, e mantém as suas tradições vivas, registando grande envolvimento nas atividades locais.
Durante quatro dias, com palcos de música, feira de artesãos, exposições de arte e inúmeras atividades a animarem as suas ruas e largos, Cem Soldos é cercada para receber o festival, com o seu perímetro a definir os limites do recinto.
Quem visita o festival, coloca uma pulseira que dá acesso à aldeia e aos locais de espetáculo.
O ano passado receberam mais de 30 mil pessoas. Os visitantes procuram não só ouvir os artistas favoritos, mas também conhecer os costumes da aldeia.
Miguel Atalaia, diretor do festival Bons Sons, dá a conhecer o que de diferente tem a aldeia e o festival, realçando “uma experiência de vivência da aldeia”.
“Bons Sons é um festival de música portuguesa, um festival que acontece numa aldeia chamada Cem Soldos e tem uma particularidade: é feito pela comunidade da aldeia em regime de voluntariado. As pessoas, quando entram na aldeia, passam pelos pórticos e depois disso há uma experiência de vivência da aldeia, muito caraterística e díspar daquilo que acontece na maioria dos festivais. Aqui é entrar na aldeia, com 10 palcos espalhados por praças, igrejas nas ruas. Cinquenta concertos a viver a boa música nacional”, afirma, em declarações à TSF.
Com 50 concertos ao longo dos quatro dias, Miguel Atalaia divulga a programação que conta com nomes como Valete ou Gisela João e que, este ano, vai ter uma homenagem aos 50 anos do 25 de Abril, com a apresentação do espetáculo "Quis Saber Quem Sou".
“Cláudia Pascoal, Valete, Ganso. O espetáculo "Quis Saber Quem Sou", trazido pelo Teatro Dona Maria, Gisela João, Clube Macumba... São 50 nomes para conhecer.”
O Bons Sons espera receber 35 mil pessoas, os bilhetes estão disponíveis na página do festival.
