O Seixal Jazz regressa de 21 a 29 de outubro com um programa de seis noites repletas de música. A 17ª edição abre esta noite com a atuação do quinteto do argentino Dino Saluzzi.
Corpo do artigo
Carlos Garcia, da organização do Seixal Jazz, deu conta à TSF de como vai ser este primeiro fim de semana.
Para os dois dias que abrem a edição 2016 do Seixal Jazz, as propostas começam na América do Sul e acabam na Europa do Norte.
Esta sexta-feira, o bandoneonista Dino Saluzzi é o primeiro nome a subir a palco na edição deste ano, acompanhado por uma banda que se pode chamar de "familiar". Senão, vejamos: Dino Saluzzi (bandoneon e voz); Jose Maria Saluzzi (guitarras); Féliz "Cuchara" Saluzzi (sax tenor e clarinete) e Matias Saluzzi (contrabaixo), sendo o baterista e percussionista Ut Gandhi (que, apesar do apelido, é um músico italiano nascido como Umberto Trombetta Gandhi) é o único elemento do grupo que não pertence à família Saluzzi. Como curiosidade, refira-se que esta formação foi a que gravou o album de 2006, "Juan Condori", não tendo participado no mais recente disco de Saluzzi - El Valle de La Infancia" - editado em 2014. Quanto ao que Dino Saluzzi vai levar a palco, é a mistura das várias vivências do músico argentino: o Tango, a Milonga, o Jazz e a Música Erudita.
No sábado, mudamos de continente na Baía do Seixal, com o Fórum Cultural a receber (tal como no dia anterior, às 22 horas), a trompetista norueguesa Mette Henriette que gravou em 2015 o álbum de estreia em nome próprio, um disco homónimo editado na etiqueta ECM. "Mette Henriette" (o CD) é um album duplo com duas partes distintas em termos de formação: num dos discos, a saxofonista aparece enquadrada por um "ensemble" de treze músicos e, no outros, é acompanhada apenas por piano e violoncelo, sendo esta a formação que traz ao Seixal Jazz para apresentar uma sonoridade muito própria repartida entre o minimal e o improviso.
Depois de uma pausa de três dias, o Jazz regressa ao Fórum Cultural a partir de quarta feira, dia 26, para os restantes quatro concertos deste ano, com o trompetista Gonçalo Marques na quarta feira; o contrabaixista Hugo Carvalhais na quinta; o saxofonista Ricardo Toscano na sexta e, a encerrar a 17ª edição do Seixal Jazz, o concerto solo de saxofone do norte americano Colin Stetson, no sábado.
-28siRFrFhI