
Câmara Municipal de Guimarães
Depois de ter comemorado os 150 anos de Raul Brandão, o festival literário "Húmus", está de regresso a Guimarães, com uma programação dedicada às mulheres.
Corpo do artigo
O festival Húmus, que começou esta quarta-feira, prolonga-se até 12 de março, em Guimarães, e conta com convidadas ilustres, como Maria Antónia Palla, Isabel Pires de Lima e Agustina Bessa-Luís, que vai ser homenageada.
O festival vai ainda destacar a vida e obra de Maria Angelina, a companheira de vida de Raul Brandão.
Maria Angelina e Raul Brandão conheceram-se em 1896, quando o escritor foi colocado em Guimarães, como alferes do Exército. Casaram-se um ano depois e foram viver para a casa do Alto, em Nespereira, na periferia da cidade.
Para conhecer esta mulher, a jornalista Liliana Costa conversou com Maria João Reynaud, professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que se doutorou em Literatura Portuguesa com uma dissertação sobre as três versões de "Húmus" de Raul Brandão.
Maria João Reynaud recorda-nos uma mulher inteligente, sensível e culta, "secretária amorosa" de Raul Brandão, que revelou dotes de uma verdadeira escritora no livro que publicou, "Um coração e uma vontade".
TSF\audio\2018\03\noticias\08\liliana_costa_maria_angelina_por_maria_joao_reinaud_05h