Depois de várias cidades brasileiras, o festival Mimo atravessou o Oceano Atlântico e apresentou-se pela primeira vez, em Portugal, em Amarante; foi em julho de 2016.
Corpo do artigo
Amarante recebeu Pat Metheny com Ron Carter, Vieux Farka Touré, Mário Laginha e Pedro Burmester a partilhar o mesmo palco mas também muitos milhares de visitantes que quiseram testemunhar os espetáculos únicos do festival.
TSF\audio\2017\07\noticias\11\11_julho_2017_festival_mimo_2
Este mês, Amarante recebe a 2ª edição do Mimo, de dia 21 a dia 23. Música, Cinema, Programa Educativo, Fórum de Ideias, Chuva de Poesia e Roteiro Cultural. Todo o programa em espaços de património de Amarante como a Igreja de São Gonçalo ou o Museu Amadeo de Souza-Cardozo, também o Centro Cultural e o Cinema de Teixeira Pascoaes ou de natureza como o Parque Ribeirinho junto ao rio Tâmega.
Um festival que também é transformador do espaço e que tem um forte impacto na economia e nas pessoas de Amarante.
A entrada continua a ser gratuita e as propostas do cartaz voltam a surpreender - do pianista norte-americano Herbie Hancock aos tuaregues Tinariwen, do repetente brasileiro Hamilton de Holanda, que este ano vai convidar a cabo verdiana Mayra Andrade para o Baile do Almeidinha, ao baixista camaronês Richard Bona, do fadista Ricardo Ribeiro a nova reunião dos Três Tristes Tigres ou ao regresso as palcos de Manel Cruz - tudo num só fim de semana.