Festival organizado em Portugal por israelitas com ligações às IDF cancelado. Autarquia nega pressões políticas
Organização do festival fala numa "campanha de informações falsas e pressões que estão colocar o evento em risco". Autarquia rejeita pressões políticas e garante que o evento foi cancelado por questões de segurança
Corpo do artigo
A Câmara Municipal de São Pedro do Sul recusou licenciar o festival “Anta Gathering”, que estava marcado para começar esta quinta-feira na zona de Manhouce, por questões de segurança. Evento é coorganizado por um DJ com ligações às Forças de Defesa de Israel (IDF).
O festival de música estava a gerar polémica pelas ligações da organização a Israel. Foram, aliás, várias as mensagens que chegaram à câmara a pedir que o festival não acontecesse por se sentirem "incomodadas". No entanto, ouvido pela TSF, o autarca Vítor Figueiredo recusou pressões políticas e explicou que a decisão de cancelar o festival surge pelo risco de incêndio.
"Há muitas coisas em causa, mas, para já, não há condições para realizar o festival. Há muita dramatização e parte política, no que diz respeito a quem é ou não a favor de Israel, mas aquilo que está em causa é o parecer técnico que diz que não tem condições", assegurou.
Vítor Figueiredo explicou que esteve com a Proteção Civil e com a Guarda Nacional Republicana no espaço onde seria realizado o evento, que consideraram que o facto de só existir "uma estrada" e de ser uma zona de mato podia representar um risco em caso de incêndio.
Quem tiver dúvidas, aconselho a visitar o próprio espaço. De facto, não tem condições para se realizar e para ter lá muitas pessoas concentradas naquele espaço.
Vítor Figueiredo reforçou que a principal preocupação é a segurança das pessoas, sem excluir a possibilidade do Anta Gathering se realizar nos próximos anos, em São Pedro do Sul, se existirem condições para tal.
O “Anta Gathering” estava previsto acontecer entre esta quinta e segunda-feira. Numa publicação nas redes sociais, os organizadores lamentaram a "campanha de informações falsas e pressões que estão colocar o evento em risco".
