"Filmes com estrelas" ou será debaixo do luar? Arranca esta quinta-feira iniciativa que promove cinema português no Algarve
Jardins, adros de igrejas e esplanadas de sociedades recreativas são alguns dos espaços onde irá decorrer a iniciativa da Câmara Municipal de Loulé e do Loulé Film Office
Corpo do artigo
Já vai na sua 10.ª edição e este ano o “Filmes com Estrelas” vai exibir até dia 2 de agosto 11 longas-metragens portuguesas, em espaços ao ar livre nas aldeias e vilas do concelho de Loulé, no Algarve. A organização assegura, em comunicado, que se “mantém firme ao objetivo de levar cinema a locais sem salas, mas que encontram em cenários naturais o local ideal para a sua realização”. Com esta iniciativa consideram estar a "promover a coesão territorial, estendendo a atividade cultural a zonas mais afastadas dos polos urbanos".
Manuel Batista, coordenador do Loulé Film Office, explica, em declarações à TSF, que a iniciativa tenta mostrar também o que de relevante faz o cinema português contemporâneo.
A programação arranca na noite desta quinta-feira, com a exibição na freguesia de Benafim da longa-metragem Chuva de Verão, de António Mantas Moura. “A história passa-se na costa alentejana, onde sete amigos de infância, na casa dos 20 anos, encaram as recordações de um difícil passado”, conta a organização.
Segue-se Vive e Deixa Andar, de Miguel Cadilhe, na sexta-feira, que será exibido no Jardim das Comunidades, em Almancil. Uma comédia protagonizada pelo humorista Eduardo Madeira numa homenagem ao ator e comediante britânico Peter Sellers.
Por estes ecrãs ao ar livre de várias freguesias do concelho de Loulé vão ainda passar filmes como O Vento Assobiando nas Gruas (baseado no romance homónimo da escritora algarvia Lídia Jorge e rodado parcialmente em Loulé); Sonhar com Leões, de Paolo Marinou-Blanco, protagonizado pela brasileira Denise Fraga e com João Nuno Monteiro, Victória Guerra e Joana Santos no elenco; ou On Falling, a primeira longa-metragem de ficção de Laura Carreira, um dos mais premiados filmes portugueses do ano. Joana Santos é a protagonista desta coprodução entre Portugal e o Reino Unido, e interpreta uma jovem portuguesa, emigrada na Escócia, que trabalha num armazém.
O Melhor dos Mundos, realizado por Rita Nunes, Os Portugueses, de Vicente Alves do Ó, ou Mãe, do jovem realizador João Brás, filme que acompanha dois irmãos que cuidam da sua mãe, doente de alzheimer, salientando o papel do cuidador informal, são outros dos trabalhos em cartaz.
O "Filmes com Estrelas", que em 2023 recebeu o prémio Sophia Arte e Técnica atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema, termina no dia 2 de agosto, na aldeia do Ameixial, com o filme Idade da Pedra, de Gonçalo Oliveira.