As freiras voltam a fugir este sábado à noite (22 de setembro) de Aguiar da Beira, no distrito da Guarda, para resgatar uma lenda antiga em torno da imagem de Nossa Senhora da Lapa.
Corpo do artigo
Reza a história que há muitos séculos, um grupo de mouros saqueou um convento em Aguiar da Beira. As freiras conseguiram escapar ao assalto, levando consigo uma imagem de Nossa Senhora, que depois esconderam numa gruta na Lapa, já em Sernancelhe. A santa foi encontrada anos mais tarde por uma pastora de nome Joana, dando origem a umas das devoções a Nossa Senhora mais importantes em Portugal.
É a história da fuga das religiosas que volta a ser contada este sábado através de uma peça de teatro comunitário. O espetáculo foi apresentado ao público pela primeira vez em 2015 e volta à cena devido ao sucesso que teve na altura.
TSF\audio\2018\09\noticias\21\tarde_jose_ricardo_ferreira_a_fuga_das_freiras
Na iniciativa participam 150 pessoas, dos 10 aos 65 anos. As associações locais, grupos de concertinas, bombos, ranchos e uma banda filarmónica também foram desafiados a participar num evento que promete voltar a encher pelas 21h30, o Largo dos Monumentos, em Aguiar da Beira.
A organização do espetáculo é da responsabilidade da Câmara Municipal, estando a encenação e preparação da "fuga" a cargo do Trigo Limpo Teatro ACERT.