
epa06371946 United Nations Secretary-General Antonio Guterres reads a statement reiterating the United Nation's position that peace between Israel and Palestine is dependent on a two state solution with Jerusalem as a joint capital at United Nations headquarters in New York, New York, USA, 06 December 2017. The statement came in response to US President Donald Trump's announcement that the United States was going to recognize Jerusalem as the capital of Israel. EPA/JUSTIN LANE
Justin Lane/EPA
Serão substituídos por Graça Andresen Guimarães e António M. Feijó, anunciou a Fundação Calouste Gulbenkian.
Graça Andresen Guimarães e António M. Feijó são os novos administradores não executivos do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, substituindo no cargo António Guterres e Joaquim Gomes Canotilho, anunciou esta sexta-feira a fundação.
Os dois novos membros, eleitos pelo conselho de administração plenário da instituição, juntam-se a Emílio Rui Vilar, que já fazia parte do conselho, e completam, assim, o número de administradores não executivos, disse a Fundação Calouste Gulbenkian em comunicado.
Estes elementos participam nas reuniões plenárias do conselho de administração - com competências na definição da estratégia, das políticas de investimento e de pessoal -, na aprovação do plano e orçamento anual e, ainda, na deliberação sobre a eleição do presidente e de novos elementos do conselho.
Os administradores não executivos fazem também parte de duas novas comissões do conselho de administração, agora criadas: a comissão de remunerações e a comissão de auditoria que, juntamente com o comité de investimentos, completam a nova estrutura do conselho de administração.
Graça Andresen Guimarães, nascida em Lisboa, em 1948, é conselheira principal do Diretor-Geral da Organização Mundial do Comércio desde 2013.
Foi embaixadora de Portugal em Cabo Verde, entre 2007 e 2011, e Representante Permanente de Portugal junto das Nações Unidas e outras organizações internacionais. Foi investigadora associada no Instituto para o Estudo da Diplomacia da Universidade de Georgetown (1995 a 1999) e investigadora visitante no Instituto Europeu da London School of Economics (2004 a 2006).
António M. Feijó, nascido em 1952, é professor catedrático da Faculdade de Letras e Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, e autor de vários livros, com publicações sobre tópicos de literatura inglesa, norte-americana e portuguesa, bem como traduções e versões dramatúrgicas, entre outros, de Shakespeare, Otway e Fernando Pessoa.
O conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian é presidido por Isabel Mota e integra os administradores executivos Teresa Gouveia, Martin Essayan, José Neves Adelino, Guilherme d'Oliveira Martins e Pedro Norton.