
Galo de Barcelos gigante em Lisboa
Paulo Spranger / Global Imagens
Joana Vasconcelos mostra que a tradição é mais do que era
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A Ribeira das Naus tem um novo inquilino que foi imaginado pela artista Joana Vasconcelos: Ela prova que tradição é mais do que era, ao agigantar um galo de Barcelos, que muda de cor graças a um código QR.
O projeto foi desenvolvido durante cerca de dois anos no 'atellier' da artista e há uns meses, numa reunião com responsáveis da área do Turismo, surgiu a ideia de associá-lo à Web Summit, o evento mundial de tecnologia que Lisboa recebe na próxima semana.
Como Joana Vasconcelos diz à agência Lusa o galo "é um projeto que faz a ponte entre o passado, a tradição e o futuro", porque nos seus 10 metros de altura e mais de três toneladas de peso estão presentes as raízes da tradição portuguesa.
A peça inclui azulejos, a cerâmica e a "própria simbologia do galo" e associa-se à Web Summit através da "tecnologia, da contemporaneidade e da interatividade", já que o público através do seu telemóvel e de um código QR decide qual a cor que o galo deve ter.
"Está quase acabado, mas só canta a partir de dia 6 (de novembro)", acrescenta a artista, que explica que Lisboa é residência temporária, até ao final do mês, deste galo, que segue depois viagem, de barco, até Pequim, a tempo da comemoração do ano do galo chinês.
Enquanto está na capital, o galo tem como vizinha outra peça de Joana Vasconcelos, o cacilheiro.
"É engraçado criar esta relação, nunca tinha acontecido que duas obras minhas, no espaço público, estivessem a interagir uma com a outra", comenta à Lusa.
A peça resultou de um estudo feito das várias representações do galo de Barcelos e a inspiração surgiu dos anos 50 do século XX. "Mas depois os desenhos são meus, inspirados na diversidade que existe", resume a artista.
Agendada para 07 a 10 de novembro, no Meo Arena, a Web Summit é uma conferência global de tecnologia e inovação, que se transferiu de Dublin para Lisboa e na qual são esperados 50.000 participantes de mais de 165 países, incluindo mais de 20 mil empresas, sete mil presidente executivos e dois mil jornalistas internacionais.