A terceira edição do festival Mimo realiza-se de 20 a 22 de julho.
Corpo do artigo
Depois de Goran Bregovic Wedding and Funeral Band (Sérvia), do super-grupo norte-americano Hudson, com Jack DeJohnette, John Scofield, John Medeski e Scott Colley, de Noura Mint Seymali, que vai trazer os sons do blues-rock do deserto da Mauritânia, do brasileiro Otto e dos portugueses Dead Combo, a que já se juntaram no cartaz os britânicos GoGo Penguin, o Shai Maestro Trio, de Israel, e os brasileiros Baiana System, o Mimo anunciou o figurino completo da edição número três do festival.
De 20 a 22 de julho, Amarante vai usufruir de mais de cinquenta atividades entre música, cinema, programa educativo, fórum de ideias, roteiro cultural, chuva de poesia e, este ano, também uma exposição inédita de Amadeo de Souza-Cardoso; "Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, Coleção Millennium bcp" que vai ser inaugurada a 20 de julho e poderá ser visitada no Museu Amadeo de Souza-Cardoso até 28 de outubro, altura em que se celebra o centenário da morte do artista amarantino.
Na música, destaque para o anuncio do restante cartaz que vai levar a Amarante desde a música da China até aos sons de Moçambique. Orquestra Chinesa Cheong Hong (China), Timbila Muzimba (Moçambique), Matthew Whitaker Trio (EUA), Moacyr Luz, Almério e Dona Onete (Brasil), Pablo Lapidusas International Trio (Argentina/Brasil/Cuba) e os portugueses Rui Veloso, Dead Combo, Bruno Pernadas e Marta Pereira da Costa completam o cartaz do Mimo em Amarante. Artistas de 16 nacionalidades que vão atuar em sete espaços: Parque Ribeirinho, Museu Amadeo Souza-Cardoso, Igreja de São Gonçalo, Cinema Teixeira de Pascoaes, Centro Cultural Amarante, Largo de São Gonçalo e Parque Florestal de Amarante.
TSF\audio\2018\06\noticias\05\festival_mimo
Paralelamente à música, durante estes dias, acontecem em Amarante: o Festival MIMO de Cinema, com 13 exibições, algumas em estreia no nosso país; o Programa Educativo, com 10 workshops e oficinas, com a presença dos músicos que fazem parte do cartaz deste ano; o Fórum de Ideias, com duas palestras, uma sobre Património Europeu e outra sobre a Sonoridade Atual da Música Urbana Brasileira; um Roteiro Cultural; uma Chuva de Poesia dedicada à autora brasileira Hilda Hilst e atividades dedicadas aos mais novos no MIMO para Crianças.
Mimo festival, de 20 a 22 de julho, em Amarante, com o apoio TSF.