O Museu Coleção Berardo, em Lisboa, ocupa o 65º lugar na lista dos 100 museus mais visitados do mundo em 2016, com mais de um milhão de visitantes.
Corpo do artigo
De acordo com a lista anual do The Art Newspaper, publicação internacional especializada em arte contemporânea, 1.006.145 pessoas visitaram, no ano passado, o Museu Berardo, no Centro Cultural de Belém. Em 2015, o museu português ocupava o 74º lugar na lista, com 823.092 entradas, ou seja, subiu nove posições num ano.
Desde junho de 2007, ano em que abriu as portas, o Museu Coleção Berardo recebeu mais de 6,6 milhões de visitantes nas exposições permanentes e temporárias. Até 1 de maio as entradas vão continuar a ser gratuitas. Depois, passam a custar cinco euros, com descontos para jovens, seniores e visitantes com mobilidade reduzida.
O "top 10" da lista do The Art Newspaper é liderado, mais uma vez, pelo Museu do Louvre, em Paris, com 7,4 milhões de entradas. Seguem-se o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, com sete milhões, e o British Museum, em Londres, com 6,4 milhões.
Fora do pódio surgem ainda, em quarto lugar, a National Gallery, em Londres, com 6,2 milhões de visitantes, e em quinto lugar os Museus do Vaticano, com seis milhões de visitantes.