Homenagem a Alice Vieira. Escritora "teve grande coragem para escrever livros que romperam com estigmas da sociedade"
"Rosa, minha irmã Rosa" vai estar em cena no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery este fim de semana. Em declarações à TSF, Nelson Mateus, responsável pela iniciativa, destaca a importância do primeiro título da escritora, que sobe ao palco esta noite
Corpo do artigo
A celebrar 45 anos de obra literária, a escritora Alice Vieira é homenageada, este sábado, no Norte do país. Haverá uma tertúlia, uma exposição e a peça de teatro "Rosa, minha irmã Rosa", a partir do primeiro livro de Alice Vieira, publicado há precisamente 45 anos. A iniciativa é do projeto Retratos Contados.
Em declarações à TSF, o responsável Nelson Mateus destaca a importância do primeiro título de Alice Vieira, que sobe ao palco esta noite. "A Rosa foi o primeiro livro da Alice, segundo a conversa da Alice Vieira nem sequer era para ser livro, eram umas páginas que ela começou a escrever com os filhos para eles estarem entretidos nas férias. Só que, entretanto, o marido da Alice, Mário Castrim, compilou os textos, mandou-os para uma editora e é um livro que é um sucesso e que já vai na 34.ª edição", explica à TSF Nelson Mateus.
O responsável afirma que o livro "não deixa de ser uma trilogia, porque a história é complementada com o Lote 12, 2.º Frente e o Chocolate à Chuva, que conta a história da Mariana, que ia nascer uma irmã, a Rosa, e é um livro que, ainda hoje, passado 45 anos, continua a ser completamente atual pelos temas que aborda". "A Alice teve uma grande coragem também para escrever estes livros que romperam com alguns estigmas da nossa sociedade", considera.
Alice Vieira vai estar na homenagem mais logo, uma presença rara no Norte, que está a provocar grande entusiasmo entre os leitores. "A Alice já tem 81 anos, já lhe custa um pouco a andar, mas ela não podia ficar em casa e estarmos a prestar esta homenagem ao Norte sem ela vir assistir presencialmente a tudo isto. É uma oportunidade de estarem com a escritora, que raramente vem ao Norte, e ela está muito feliz com esta homenagem que o Norte está a fazer. Os leitores do Norte gostam muito da Alice e estamos a receber imensas mensagens nas redes sociais dos Retratos Contados e da Alice Vieira a dizer que logo querem estar com ela para a abraçar, ver a exposição e ter um autógrafo da Alice", sublinha.
Nelson Mateus adianta ainda à TSF aquilo que vai dizer à escritora: "Eu só tenho sempre uma coisa para dizer à Alice: é obrigado. Obrigado por tudo isto que tem dado aos leitores ao longo de 45 anos e, no meu caso em particular, obrigado por me ter escolhido para ser neto dela. Neto de adoção, mas é um privilégio ser neto da Alice Vieira."
"Rosa, minha irmã Rosa" vai estar em cena no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery durante este fim de semana. Na segunda e terça-feira, as sessões são destinadas às escolas.