Jafumega recordam como tudo começou
José Nogueira, Mário Barreiros e Luís Portugal estiveram à conversa com Nuno Artur Silva no programa "A Escuta do Mundo", da TSF
Jafumega assinalaram este ano os 45 anos de carreira com o lançamento de um novo single, "Líquidas Fronteiras", e dois concertos ao vivo: o primeiro foi em novembro, na Casa da Música do Porto, o segundo é já dia 12, no CCB, em Lisboa.
Na TSF, José Nogueira, Mário Barreiros e Luís Portugal recordaram o início da banda, em 1978, quando o pai dos irmãos Barreiros (Mário, Eugénio e Pedro) - abordou José Nogueira e António Pinho Vargas, então integrantes do grupo de jazz-rock instrumental Abralas, para os apresentar aos filhos, que acabavam de encerrar o projeto Mini-pop.
Desse encontro nasceu um ensaio - e esse ensaio deixou José Nogueira e António Pinho Vargas "boquiabertos" com a competência musical dos jovens, então com 15 ou 16 anos: "Eles tocavam barbaramente!", recorda José Nogueira.
Pouco depois juntou-se a voz de Luís Portugal e assim nasciam os Jafumega, projeto incontornável que marcou a cultura pop-rock nacional dos anos 70 e 80, com uma sonoridade que cruzava pop, reggae, funk, jazz-rock e rock.
"A Escuta do Mundo" é um programa de Nuno Artur Silva, para ouvir às quartas-feiras depois das 13h00, com repetição aos sábados depois das 11h00. Sempre em TSF.pt e nas plataformas de podcast.