Os dois escritores de língua portuguesa são semifinalistas de um dos mais importantes prémios de Literatura. O anúncio do vencedor acontece a 16 de maio.
Corpo do artigo
O escritor angolano José Eduardo Agualusa foi selecionado com o livro "Teoria Geral do Esquecimento", e o brasileiro Raduan Nassar com a obra "Um Copo de Cólera".
O Man Booker International Prize teve a primeira edição em 2005 e surgiu do Booker Prize, um dos mais importantes prémios literários britânicos. Está aberto a escritores de todo o mundo e premeia os melhores livros de ficção traduzidos para língua inglesa.
No ano passado, o moçambicano Mia Couto foi nomeado, mas o vencedor foi o jamaicano Marlon James, com o romance "Brief Story of Seven Killings".
Este ano foram avaliados 155 obras. A lista de semifinalistas desta edição do Man Booker International Prize é a mais longa de sempre, com 13 candidatos. Aos dois escritores de língua portuguesa juntam-se a italiana Elena Ferrante ("A História da Menina Perdida"), o Nobel japonês Kenzaburo Õe ("Death By Water") e o Nobel turco Orhan Pamuk ("A Strangeness in My Mind"), a sul-coreana Han Kang ("The Vegetarian"), as francesas Maylis de Kerangal ("Mend the Linving") e Marie NDiaye ("Ladivine"), o indonésio Eka Kurniawan ("Man Tiger"), o chinês Yan Lianke ("The Four Books"), Fiston Mwanza Mujila, da República Democrática do Congo ("Tram 83"), o finlandês Aki Ollikainen ("White Hunger") e o austríaco Robert Seethaler ("A Whole Life").
Uma lista mais curta com os seis livros finalistas vai ser revelada a 14 de abril e o vencedor é depois anunciado a 16 de maio. O vencedor ganha um prémio de 64 mil euros, dividido equitativamente entre o autor e o tradutor da obra para inglês.