É com "Cavaquinho.pt" debaixo do braço que Júlio Pereira sobe ao palco da Casa da Música esta 3ª Feira, às nove e meia da noite, dando continuidade à digressão assente no disco editado no ano passado.
Corpo do artigo
Trinta e dois anos depois da edição de "Cavaquinho" (editado em 1981) Júlio Pereira resolveu retomar o instrumento que lhe deu notoriedade. E se 2013 foi o ano onde tudo foi preparado e gravado, Janeiro de 2014 foi a data escolhida para a edição de um cavaquinho revisitado e adaptado aos novos tempos, a começar pelo título - "Cavaquinho.pt" - endereço também de um "site" onde se pode encontrar (quase) tudo sobre este pequeno cordofone - www.cavaquinhos.pt. Paralelamente, Júlio Pereira criou a Associação Cultural Museu Cavaquinho, que se propõe preservar, promover e documentar a história e a prática deste instrumento.
Com onze temas, "Cavaquinho.pt" (o disco) contava com várias vozes convidadas, coisa que, neste concerto da Casa da Música, não irá acontecer já que Júlio Pereira integrou no pequeno grupo que o acompanha um violoncelo, um dos instrumentos que mais se aproxima da voz e assim as vai substituir "ao vivo". E já que se falou do violoncelo, refira-se que ele é tocado por Sandra Martins, sendo os restantes músicos em palco Miguel Veras (guitarras) e Luis Peixoto (bouzouki). É pois esta a formação que dará corpo aos temas de "Cavaquinho.pt", não se ficando pelo disco o concerto de Júlio Pereira já que, a palco, vão ser levados também novos temas, nunca gravados, e que provavelmente irão fazer parte de um novo álbum.