Os nomeados aos "óscares" da música foram divulgados esta segunda-feira de manhã. Kendrick Lamar, The Weeknd e Taylor Swift são os artistas mais nomeados numa cerimónia que deixa Adele de porque o novo álbum não foi lançado a tempo da competição.
Corpo do artigo
O norte-americano Kendrick Lamar lidera as nomeações para os Grammy, os prémios da indústria discográfica norte-americana, mas é a cantora Taylor Swift que domina nas categorias consideradas principais.
O rapper, que em 2014 recebeu dois Grammy nas categorias Rap, está este ano nomeado para 11 Grammys, incluindo o de melhor álbum do ano com o disco "To pimp a butterfly".
[youtube:Z-48u_uWMHY]
Para além do trabalho de Lamar, é também candidato a melhor álbum do ano o disco "1989" de Taylor Swift". A cantora soma sete nomeações, incluindo "Canção do Ano", "Gravação do Ano" e "Melhor Interpretação a Solo".
[youtube:e-ORhEE9VVg]
Swift e Lamar partilham ainda a nomeação para melhor duo na música pop com a música "Bad Blood".
[youtube:QcIy9NiNbmo]
Com sete nomeações segue também The Weeknd, nome artístico do músico e produtor canadiano Abel Tesfaye, que editou este ano o álbum "Beauty behind the madness", nomeado para álbum do ano. A música "Can't Feel My Face", sucesso deste verão, está ainda nomeada para "Gravação do Ano".
[youtube:KEI4qSrkPAs]
Além dos discos de Taylor Swift, Kendrick Lamar e The Weeknd, para o Grammy de "Álbum do Ano" estão nomeados "Sound & Colour", da banda blues rock americana Alabama Shakes, e "Traveller", álbum de estreia do músico country Chris Stapleton.
Para o Grammy de "Artista Revelação" estão indicados Courtney Barnett e James Bay - que já atuaram recentemente em Portugal -, Sam Hunt, Tori Kelly e Meghan Trainor.
Bjork, My Morning Jackeet, Tame Impala, Wilco e Alabama Shakes estão indicados para melhor álbum de música alternativa.
Na categoria de "World Music" surgem nomeados Gilberto Gil, Angelique Kidjo, Ladysmith Black Mambazo, Anoushka Shankar e Zomba Prison Project.
A gravação da ópera "Il ritorno d'Ulisse in Patria", de Monteverdi, pela orquestra Boston Baroque, com a participação dos cantores portugueses Fernando Guimarães - como protagonista - e João Fernandes, está nomeada para o prémio de música Grammy de "Melhor Gravação de Ópera".
Adele, que tem em 2015 um regresso em grande, ficou de fora das nomeações porque o novo álbum, "25", foi lançado demasiado tarde no ano para incluído na lista de escolhas dos membros da academia.
A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 15 de fevereiro em Los Angeles.
A lista completa pode ser consultada no site Grammy.com.