Os fundadores da banda Jimmy Page e Robert Plant são acusados de plágio. Em causa, os primeiros acordes da música.
Corpo do artigo
O caso começou em 2014 e partiu dos herdeiros de Randy California, líder dos Spirit. Os Led Zeppelin são acusados de terem plagiado o início da música "Taurus", lançada pelos Spirit em 1967, quatro anos antes de "Stairway to Heaven".
Dois anos depois, um juiz federal dos Estados Unidos deu providência à queixa e Jimmy Page e Robert Plant vão ter de ir a Tribunal. De acordo com o juiz Gary Klausner, as semelhanças são suficiente para o caso ser discutido em tribunal. "Embora seja verdade que esta progressão melódica seja bastante comum na indústria musical, as semelhanças transcendem tal estrutura".
O julgamento está marcado para 10 de maio. Um júri vai decidir se a acusação de plágio faz sentido.
Já em 1997 o próprio Randy California tinha reclamado a autoria do início da música numa entrevista à revista Listener. O músico queixava-se de nunca ter ouvido um agradecimento ou uma proposta para comprar direitos. "Talvez um dia as suas consciências os façam fazer alguma coisa sobre isto", dizia. No mesmo ano, Randy morreu afogado enquanto salvava o filho.
As duas bandas tocaram algumas vezes juntas em digressões no final dos anos 60. Terá sido aí que, de acordo com a acusação, os Led Zeppelin terão ouvido "Taurus"
Alguns anos mais tarde, a queixa foi apresentada pelos herdeiros de Randy California, líder dos Spirit e chega agora a Tribunal.
Confira as semelhanças entre as duas músicas:
[youtube:8pPvNqOb6RA]
[youtube:xd8AVbwB_6E]