"Limpámos valores morais que hoje são inadequados." Adélia Carvalho dá "nova vida" a contos tradicionais antigos
Em declarações à TSF, a autora refere que foram encontrados "contos carregados de moralismo" e, por isso, as histórias foram adaptadas às crianças dos dias de hoje. O livro "O Gato, o Coelho e Outros Contos Tradicionais" conta também com ilustrações de Anabela Dias
Corpo do artigo
"O Gato, o Coelho e Outros Contos Tradicionais." O livro escrito por Adélia Carvalho recupera 11 contos de autores dos séculos XIX e XX que retratam histórias passadas de geração em geração através da oralidade. Em declarações à TSF, a autora afirma que, sem retirar a originalidade da história, os contos ganharam uma "nova vida", tendo sido reinventados e adaptados às crianças dos dias de hoje.
"Temos de limpar alguns arcaísmos, alguns valores morais de uma certa sociedade que hoje são inadequados. As crianças, nos séculos XIX e XX, provavelmente teriam de ser adultos muito mais cedo. Com as crianças de hoje, felizmente, isso não acontece, prolongámos o pensamento mágico delas durante muito mais tempo e em termos de linguagem também é necessário adequar isso", explica à TSF Adélia Carvalho.
A autora refere que foram encontrados "contos carregados de moralismo, de questões de racismo, de superioridade de género e de maus tratos a animais". "Naquela altura, provavelmente nem se colocavam essas questões éticas e hoje colocam-se", sublinha, referindo que aqueles elementos "não se aplicam ao eixo central da narrativa e são secundários, não interferindo com o lado principal da história".
O livro "O Gato, o Coelho e Outros Contos Tradicionais" vai ser lançado a 3 de fevereiro, conta com ilustrações de Anabela Dias e é editado pela Nuvem de Letras.
Adélia Carvalho está entre os sete nomeados portugueses para o prémio literário Astrid Lindgren 2025.