Luz, som, movimento. Durante três noites a cidade vai ser o centro do Festival Internacional de Luz que exibe instalações de artistas de todo o Mundo.
Corpo do artigo
São 15 as instalações distribuídas pela cidade que convidam os visitantes a fazer um percurso pedonal noturno, a começar na noite de sexta-feira com a proposta de levar o público até ao alto da capela da Mãe Soberana. Cada pessoa descerá a ladeira com uma tocha e será ator numa encenação.
Ana Fernandes, da organização do Festival, sublinha que as propostas são muitas e vão surpreender os visitantes. Destaque para duas delas: no mercado Municipal, onde será exibido um video mapping a cada 45 minutos e no Convento de Santo António, onde estará instalada uma obra que foi premiada há cerca de um ano em Frankfurt.
TSF\audio\2017\11\noticias\24\maria_a_casaca_luza_festival_de_luz
As 15 instalações espalhadas pela cidade têm assinatura de artistas de todo o mundo. O comércio local aliou-se à iniciativa e vai estar aberto durante a noite.
Dália Paulo, comissária do 365 Algarve, o programa de eventos onde se insere o Festival de Luz, considera que este é um dos acontecimentos mais marcantes e diferentes no que se faz em termos culturais.
A iniciativa tem um orçamento de 300 mil euros.
A intenção é que esta primeira edição tenha continuidade e integre a rede de Festivais de Luz já existentes por todo o mundo. "Temos que dar provas daquilo que somos capazes, mas gostávamos que este fosse um local de romagem para as pessoas que se interessam por estas matérias da luz."
O Festival de Luz dura até domingo e é de entrada livre.