Professor e comunicador, especialista em Língua Portuguesa, Marco Neves esteve à conversa com Nuno Artur Silva no programa “A Escuta do Mundo”, da TSF
Corpo do artigo
Apaixonado pela língua portuguesa, autor da obra “Atlas Histórico da Escrita”, entre muitos outros livros sobre o tema, Marco Neves descobriu que "gostava mesmo muito de dar aulas" - atividade que hoje exerce na NOVA FCSH - e encontrou nas redes sociais um canal de comunicação que lhe permite chegar a mais pessoas e expandir assim a atividade de professor a um público mais geral. Em breve, terá ainda uma rubrica diária sobre a língua portuguesa na RTP.
No programa “A Escuta do Mundo” falou sobre como a língua portuguesa é uma língua viva - e de como considera esse facto fascinante: “A língua é um material criado sem plano, que depois se torna material de arte”, explicou.
Marco Neves abordou também o papel de Camões na fixação da língua portuguesa, sublinhando que o poeta provou ser possível criar, com a nossa língua, aquilo que os gregos e romanos faziam. Ou seja, que o português “podia ser um material de criação artística e criar com ela arte épica”.
Sobre o sotaque de Camões, Marco Neves acredita que o poeta teria algo próximo do que hoje identificaríamos como um sotaque transmontano — talvez com laivos do português do Brasil, devido ao uso mais aberto das vogais. Uma coisa é certa: “Ele não pareceria certamente um lisboeta a falar.”
Quanto ao futuro da língua, Marco Neves acredita que depende do português africano. O português é atualmente a língua mais falada no hemisfério sul, e há cada vez mais falantes em África. Esse crescimento pode, na sua opinião, ser essencial para manter a unidade da língua portuguesa, já que, sem esse peso político à escala global, o Brasil poderia, no futuro, considerar classificar o português do Brasil como uma língua independente.
Ouça o programa na íntegra, aqui.
"A Escuta do Mundo" é um programa de Nuno Artur Silva, para ouvir às quartas-feiras depois das 13h00, com repetição aos sábados depois das 11h00. Sempre em TSF.pt e nas plataformas de podcast.