"Listen to Me Marlon" tem estreia europeia na edição deste ano do DocLisboa. Um filme conduzido pela voz do próprio Marlon Brando.
Corpo do artigo
É um dos nomes maiores do cinema. Marlon Brando marcou e continua a marcar gerações de atores. Conquistou a glória e caiu em desgraça.
A edição deste ano do Doclisboa apresenta em estreia europeia "Listen to Me Marlon". Stevan Riley, o realizador, ouviu 300 horas de gravações inéditas do ator. Cassetes e cassetes, feitas pelo próprio Marlon Brando.
O resultado é um filme intimista e revelador. Durante 1 hora e 42 minutos, Brando conduz o espectador pelas memórias da sua vida. Um documento único.
"Listen to Me Marlon" estreia sábado, 24 de outubro, às 16:15, no Cinema São Jorge. Repete domingo, às 22:15, no Cinema Ideal.
O homem e o ator
Marlon Brando, Jr. nasceu a 3 de Abril de 1924 em Omaha, no Nebraska. Com a mãe alcoólica e distante e o pai agressivo, teve uma relação familiar conturbada. A paixão pelo palco surge com mãe e a irmã. Aos 16 anos foi para Nova Iorque. Estudou em várias escolas de teatro, uma delas a Actors Studio, liderada por Stella Adler e que é considerada a mentora de Brando.
Chamou a atenção com "Um Eléctrico chamado Desejo". O filme, com base na peça de Tennessee Williams, foi dirigido por Elia Kazan e lançado em 1951. Brando fazia o papel de Stanley Kowalski, o marido de Stella, um ex-militar rude e imprevisível.
[youtube:FVDecBMyyZI]
Três anos depois, em 1954, Brando ganha o primeiro Óscar de Melhor Ator com "Há Lodo no Cais", realizado também por Elia Kazan. Aqui, é Terry Malloy, um antigo pugilista que se vê obrigado a trabalhar para um bando de gangsters em Nova Iorque.
[youtube:xSImMMMf5nA]
O outro Óscar chegou em 1972, com "O Padrinho", de Francis Ford Coppola, onde Brando é Don Vito Corleone, "O" padrinho.
[youtube:5DO-nDW43Ik]
Marlon Brando não esteve presente na entrega da estatueta. Em protesto contra a forma como a indústria cinematografica tratava os índios americanos nos filmes de Hollywood. Em seu lugar, mandou a ativista Sacheen Littlefeather com um discurso que se tornou polémico.
No mesmo ano, o ator interpreta "O Último Tango em Paris", de Bernardo Bertolucci. Brando contracena com Maria Schneider - um filme erótico, sucesso de bilheteira mundial.
E se falamos de grandes marcos da obra de Marlon Brando é inevitável falar de "Apocalypse Now" (1979), realizado também por Francis Ford Coppola. Brando reescreveu a personagem do coronel Walter E. Kurtz vezes sem conta até considerar que tinha a profundidade desejada.
[youtube:twnJGBPOWw8]
A vida privada foi marcada pelo drama. Em 1990, o filho Christian assassinou o namorado de Cheyenne, uma outra filha de Brando. Com o desgosto, Cheyenne afasta-se da família e acaba por suicidar-se em 1995.
Christian foi preso e começou a consumir drogas. Saiu em 1996 com vários problemas de saúde e acabou por morrer em 2008. Marlon Brando morreu a 1 de julho de 2004, na Califórnia. Tinha 80 anos.