O festival decorre entre os dias 13 e 14 de setembro, no Jardim da Anta e na Casa da Marioneta, em Agualva. À TSF, Fernando Cunha, diretor artístico do evento, destaca as companhias nacionais e internacionais que animam as famílias de Sintra que queiram visitar o espaço
Corpo do artigo
De entrada gratuita e para toda a família, com espetáculos de marionetas, música e muito mais: é assim que chega o festival MIMMOS a Sintra, já este fim de semana. À TSF, Fernando Cunha, diretor artístico do evento, explica o conceito do festival: "Nesta mostra, conforme o próprio nome indica, vamos trabalhar com as marionetas. Vamos ter vários espetáculos de teatro de marionetas, oficinas, animação, música e jogos para toda a família."
O grande objetivo da realização deste evento, segundo o diretor, é animar a periferia de Lisboa e Sintra, e fazer chegar as marionetas a um espaço de urbanização, onde se situa o jardim da Anta, e aos seus residentes que pouco acesso têm a este tipo de atividades culturais.
Entre as companhias portuguesas que vão estar presentes no festival, destacam-se nomes como Farra Fanfarra, de Sintra, Marimbondo, da Lousã e a Trupe Fandanga, do Porto.
Fernando Cunha dá ainda conta das companhias internacionais, assim como das marionetas utilizadas nos espetáculos. "Temos várias companhias. Vêm duas de Espanha, os Ángeles de Trapo e os Periplo. Os Ángeles de Trapo é uma companhia que também faz marionetas, mas este ano vão trazer-nos jogos de madeira muito interessantes e divertidos, são para toda a família. E temos os Periplo, que são uma companhia que trabalha com marionetas de fio, e vão-nos trazer um espetáculo muito especial, musicado. Vamos ter uma companhia francesa, os Le Poisson Soluble, que nos traz um espetáculo de marionetas e máscaras, todas elas feitas a partir do barro, portanto um espetáculo sem palavras, um pouco à imagem do Clown."
Além dos espetáculos de marionetas, haverá muita música e oficinais de construção para que as famílias ponham mãos à obra. A iniciativa prolonga-se até domingo e espera-se uma grande afluência ao festival. Todas as informações e programa estão disponíveis aqui.
