Começa esta quinta-feira a 18ª edição do Monstra. O Festival de Animação de Lisboa vai exibir mais de 500 filmes para adultos e crianças, com destaque para a Estónia.
Corpo do artigo
Na edição da maioridade, o Monstra faz agora dezoito anos, o país convidado é a Estónia com cerca de 140 filmes para serem descobertos, dos mais ancestrais até aos mais recentes, a estrear.
O cinema de animação sempre fez escola na antiga república da União Soviética, como elemento de arte e como resistência e libertação. Dois momentos que Fernando Galrito, o diretor do Festival, destaca para aquele que é possivelmente o país europeu com maior produção deste género de filmes.
TSF\audio\2018\03\noticias\08\rosa_monteiro_11h_1_cm
Depois, a competição com a curtas portuguesas e os filmes maiores portugueses e estrangeiros, com muitos candidatos e a homenagem ao cinema japonês, o que se conhece e o mais escondido dos grandes circuitos.
Para abrir a edição número 18 da Monstra, uma estreia "A Idade da Pedra", que até mudou o calendário do Festival, que começa mais cedo para assistir à estreia portuguesa.
Zjoly50klkI
Nesta edição, a competição internacional de longas-metragens é composta por sete filmes: "The Breadwinner", filme nomeado para os Óscares 2018 para Melhor Filme de Animação, realizado por Nora Twomey, uma estreia absoluta em Portugal; "Have a Nice Day", realizado pelo chinês Liu Jian, que tem sido alvo de grande censura no seu país; "Ethel & Ernest", do britânico Roger Mainwood; "Cinderella The Cat", filme italiano realizado por Ivan Cappiello, Marino Guarnieri, Alessandro Rak e Dario Sansone; "Rabbit Schoole" do alemão Ute von Münchow-Pohl; "The Oddsockeaters", da República Checa, realizado por Galina Miklinova; e "A Silent Voice", da jovem realizadora japonesa Naoko Yamada.
p64O8KAHHaQ
nfK6UgLra7g
A competir pelo Prémio Vasco Granja/SP Autores, estarão 12 curtas portuguesas, produzidas em 2017 e 2018, por realizadores como André Ruivo, Catarina Sobral, Marta Monteiro, Joana Imaginário, Joana Toste, Pedro Serrazina, entre outros.
Como é habitual, o Monstra conta ainda com as secções de competição de Curtas-metragens, competição de Estudantes, competição Curtíssimas, filmes dois minutos, e competição Monstrinha, a secção do Festival dedicada ao público mais novo, para pais e filhos.
O Monstra arranca hoje, no cinema São Jorge, em Lisboa, às 21h30, e fica até 18 de março.