Estreia esta quinta-feira o novo filme do universo Harry Potter. "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los" traz de volta o mundo de J. K. Rowling mas atenção: esta não é uma história à Harry Potter.
Corpo do artigo
Desengane-se quem pensa que "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los" é mais um filme para encaixar nas aventuras e desventuras de Harry Potter. Sim, tem feiticeiros e bruxas, varinhas e criaturas mágicas mas, de resto, é a entrada num mundo até agora desconhecido.
Em "Monstros Fantásticos" não há escola de Hogwarts, não há um Hagrid protetor de um trio de jovens heróis, não há um mundo mágico quase desconhecido para os comuns mortais (nós, os Muggles).
Em vez disso, a magia atravessa o Atlântico, vai para uma América na era da Proibição e onde o mundo dos feiticeiros se cruza, e quase é descoberto, pelos NoMajs (os SemMagia, assim se chamam os Muggles nesta América do início do século XX). E, claro, há toda uma série de novas personagens, umas divertidas, outras ligeiramente déspotas, algumas assustadoras e outras encantadoras.
2016/11/monstros_fantasticos_trailer_online_20161116202918
O filme segue as aventuras de Newt Scamander (interpretado pelo oscarizado Eddie Redmayne), um tímido e algo desajeitado "magizoólogo", que tomou como missão de vida proteger criaturas mágicas e defendê-las do mundo dos feiticeiros, como os seres maravilhosos que são e não uma ameaça.
Numa viagem que faz a Nova Iorque, com a sua mala de criaturas mágicas, Newt depara-se com uma cidade assustada por fenómenos estranhos, um movimento de NoMajs fanáticos e um Ministério da Magia, mais preocupado em manter o secretismo e regras rígidas de funcionamento do que encontrar novas formas de se adaptar a uma sociedade em transformação. E magia negra, há muita magia negra a embrulhar este mimo visual que é "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los".
Temas, talvez, um pouco pesados mas que acabam por ser contrabalançado por personagens divertidas, como o improvável companheiro de aventuras de Newt, o pasteleiro Jacob Kowalski (o actor Tony Dan Fogler ), e um rol de criaturas mágicas cuja apresentação ao espetador faz lembrar as belas imagens de um documentário da National Geographic.
E, claro, há também, Eddie Redmayne que, no seu registo muito característico, nos traz este herói caloroso e peculiar que é Newt Scmamander. Se alguém precisar de encantar um Erumpent (uma das criaturas de Newt), pode chamar Newt "Redmayne" Scamander que não se vai arrepender.
J. K. Rowling assume os comandos do argumento, o que acontece pela primeira vez na carreira da escritora, trabalhando a partir de, imagine-se, um livro de escola fictício por ela criado para a série Harry Potter (o livro acabaria por ser isolado e publicado como um extra das histórias do jovem feiticeiro).
Na realização regressa David Yates, que faz valer neste "Monstros Fantásticos" a experiência adquirida nos quatro filmes que realizou para a saga Harry Potter.
"Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los" é o primeiro de uma série de cinco filmes. Rowling já prometeu que os próximos quatro deverão aprofundar outras histórias com uma ligação mais direta aos sete livros de Harry Potter, incluindo a desintegração da amizade entre Dumbledore e o feiticeiro Grindelwald interpretado pelo ator Johnny Depp.
Até lá, ficamos com esta primeira incursão, uma espécie de prenda de Natal cinematográfica antecipada. E o interessante é que não é preciso conhecer-se a história de Harry Potter para ser ver "Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los".