
Paulo Jorge Magalhães/Arquivo Global Imagens
A atriz nasceu a 13 de março, no Porto, e foi uma das fundadoras da companhia Seiva Trupe.
Corpo do artigo
A atriz Estrela Novais morreu esta sexta-feira aos 70 anos, avançou o ator Ricardo Castro e confirmou a companhia de teatro Seiva Trupe.
Estrela Novais nasceu a 13 de março de 1953, no Porto, e dedicou a vida à representação. Estreou-se como atriz profissional em 1970, com "Bodas de Sangue", de Garcia Lorca, numa encenação de Carlos Cabral para o Teatro Experimental do Porto, e em 1973 participou na fundação da Seiva Trupe, ao lado de António Reis e Júlio Cardoso.
A companhia de teatro Seiva Trupe já lamentou a morte da atriz: "Voa estrelinha!"
Contactado pela Lusa, Júlio Cardoso disse desconhecer a causa da morte, lembrando que há cerca de dois meses falou com Estrela Novais, sem se ter apercebido de que estivesse doente. O ex-diretor da Seiva Trupe sublinhou ainda "uma grande perda para o teatro".
"Começou no teatro muito cedo e desde logo se percebeu que era um animal de palco. Foi desde logo muito disputada por companhias de teatro do Porto e de Lisboa", contou.
A atriz destacou-se ainda pelos papéis interpretados em novelas portuguesas, como "Doce Fugitiva, "Olhos de Água" e "Belmonte", e foi distinguida com vários prémios, nomeadamente Melhor Atriz de teatro (1984), atribuído pela revista Mulheres, e Melhor Atriz de Cinema (1986) atribuído pela revista Nova Gente.
A morte da atriz foi anunciada pelo ator Ricardo Castro que, numa publicação na rede social Instagram, agradeceu a Estrela Novais pelo legado que deixou.
"Meu amor, minha Estrela Novais, estava-me a ensaiar para te escrever uma carta para receberes no dia dos teus anos, dia 13 de março. Devo-te tanto. Obrigado", lê-se.
Notícia atualizada às 12h34
