
A atriz Glória de Matos morreu esta quinta-feira. Tinha 89 anos e foi vítima de insuficiência cardíaca.
Segundo um comunicado da família, "o corpo estará em câmara-ardente na Igreja de S. João de Deus em Lisboa, sábado entre as 18 horas e as 22 horas e domingo entre as 12 horas e as 15.30 horas, hora em que decorrerá uma missa de corpo presente e o corpo seguirá para o Cemitério do Alto de S. João".
Glória de Matos começou a representar em 1954, com 18 anos, ao lado de Fernando Amado, com quem fundou a Casa da Comédia. Foi professora da Escola de Teatro do Conservatório Nacional, tornando-se também uma figura conhecida da televisão, onde participou em novelas como Terra mãe ou Vila faia.
Participou em diversos filmes de Manoel de Oliveira: Benilde ou A Virgem Mãe, Francisca, Os Canibais, Vale Abraão, O Quinto Império, Espelho Mágico e Singularidades de uma Rapariga Loura.
Foi também assessora da Secretaria de Estado da Cultura, membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e assessora do Instituto de Artes Cénicas, lembra o Teatro Nacional Dona Maria II. Foi casada com o apresentador Henrique Mendes.