
Reprodução Academia Portuguesa de Cinema
Tinha 73 anos
Corpo do artigo
O ator Luís Lucas morreu este domingo, aos 73 anos, anunciou a Academia de Cinema Portuguesa numa publicação nas redes sociais.
"É com a maior tristeza que damos a notícia da partida do ator Luis Lucas, querido membro da Academia Portuguesa de Cinema. Nascido a 16 de junho de 1952, em Lisboa, Luis Lucas deixa um legado inestimável para o teatro, o cinema e a televisão em Portugal", lê-se.
Luís Lucas apaixonou-se pela representação bem cedo. Formou-se no Conservatório Nacional e foi um dos membros fundadores do grupo Comuna – Teatro de Pesquisa, tendo trabalhado também com companhias como a Cornucópia, Cómicos, Teatro da Graça, entre outros.
"A sua versatilidade e rigor artístico marcaram várias gerações de atores e encenadores", destaca a Academia Portuguesa de Cinema.
Desde a década de 70 que o povo português se habituou a ver Luís Lucas, com frequência, no cinema e na televisão. A vê-lo e a ouvi-lo, porque a sua voz era inconfundível, sobretudo depois de ter sido o narrador de "Conta-me Como Foi", uma série da RTP.
Com a sua partida, desaparece um dos maiores intérpretes da nossa cena artística, mas permanece a memória de um trabalho ímpar que continuará a inspirar atores, realizadores e espectadores.
Também Diogo Infante fez uma publicação a lamentar a partida do colega e amigo: "Querido Luís Lucas, saíste de cena precocemente. Vamos ter que adiar a nossa colaboração teatral. Boa viagem! Boa viagem! A vida é isto…"
