Morreu Ozzy Osbourne. Lendário vocalista dos Black Sabbath despediu-se há duas semanas
Ozzy Osbourne tinha 76 anos
Corpo do artigo
Morreu Ozzy Osbourne. O "príncipe das trevas", como era conhecido no meio musical, tinha 76 anos e deu o último concerto ainda este mês, no dia 5 de julho, em Birmingham (Inglaterra), onde tudo começou para os Black Sabbath, o quarteto lendário que liderou e que foi influência para muitas bandas com um registo mais pesado desde 1968.
A notícia da morte de Ozzy Osbourne foi avançada esta terça-feira pela família do músico, que afirmou: "Morreu rodeado de amor."
O concerto "Back to the Beginning" marcou o adeus de Ozzy aos palcos e reuniu os Black Sabbath duas décadas depois, num espetáculo no Villa Park, o estádio do Aston Villa, cujos bilhetes esgotaram em pouco tempo, juntando dezenas de milhares de fãs e teve fins solidários, nomeadamente a angariação de fundos para o hospital pediátrico local.
O reencontro foi uma homenagem ao grupo e ao próprio Ozzy - que teve uma longa carreira a solo e passou por Portugal, os Sabbath nunca atuaram por cá com Ozzy -, sendo que reuniu nomes consagrados do metal como Metallica, Rage Against the Machine, Guns N' Roses, Slayer, Pantera, Gojira ou Anthrax.
Chegou a dar vida ao seu próprio festival, o Ozzfest, que passou pelo Estádio do Restelo, em Lisboa: moral da história, a festa realizou-se, mas o cabeça de cartaz não atuou, porque, na mesma data, Ozzy foi convidado por Isabel II para cantar no jubileu da rainha.
Músicas como Paranoid, Iron Man ou War Pigs marcaram a carreira de Ozzy e dos Black Sabbath, e tiveram várias versões por parte de outras bandas. O vocalista acabou por seguir o caminho a solo e o grupo também não parou, com outras vozes. A história, essa, é que não foi apagada.
Além de Ozzy, o conjunto foi formado originalmente por Tony Iommi (guitarrista), Geezer Butler (baixista) e Bill Ward (baterista).