Mostra Internacional de Cinema Social quer "abordar momento de transição do mundo"
A 11.ª edição regressa este sábado a Loulé e tem sessões de documentário, curtas e longas-metragens, masterclasses e workshops
Corpo do artigo
A Mostra Internacional de Cinema Social (Monstrare), que se realiza de 18 a 25 de janeiro, em Loulé, volta a integrar a programação do Algarve Film Week.
Os organizadores afirmam que querem dedicar “especial atenção ao momento de transição que o mundo vive”. Iniciativa da Câmara Municipal de Loulé, através do Loulé Film Office, a Monstrare é composta por documentários, curtas e longas-metragens, assim como workshops e momentos dirigidos à indústria.
"Tentamos, quer ao nível da família, do ambiente ou a nível político, abordar a mudança que o mundo está a ter neste momento”, explica Manuel Batista, da Loulé Film Office.
A Monstrare arranca no Auditório Solar da Música Nova, no sábado, dia 18 de janeiro. No domingo, dá início à programação de cinema com a exibição de um filme para toda a família, no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil: "Robot Dreams - Amigos Improváveis", um filme de animação realizado por Pablo Berger, que narra a história da amizade entre um cão e um robô e que se passa em Nova Iorque da década de 1980.
Outro filme a ser exibido durante o festival é uma estreia nacional."L'Empire", do realizador Bruno Dumont, um filme de comédia, e que foi a película vencedora do Prémio do Júri na Berlinale 2024.
"Energia Nuclear Já!", de Oliver Stone é também um documentário que passará no Monstrare e que tenta desmistificar a confusão entre armas nucleares e energia nuclear.
O cinema de animação estará igualmente presente com "A Rapariga Que Caminhava Sobre a Neve", a mais recente curta-metragem do realizador Bruno Carnide (que será exibida no dia 22 de janeiro, na escola EB 2/3 D. Dinis, em Quarteira). Na noite do dia 22, no Cineteatro Louletano, em antestreia nacional, é exibido o filme "Noites Claras", escrito e realizado por Paulo Filipe Monteiro, filme que teve a sua estreia no Festival del Cinema Europeo, em Itália.
A encerrar esta semana de mostra cinematográfica, as preocupações com as questões ambientais estão presentes através do filme "Lindo", da realizadora Margarida Gramaxo. Uma realização rodada na Ilha do Príncipe, que fala sobre um ex-caçador de tartarugas que decide começar a proteger esta espécie.
Os filmes vão ser exibidos em vários espaços do concelho de Loulé e são de entrada livre.