A 11ª edição do MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa decorre entre 5 e 10 de setembro.
Corpo do artigo
A organização apresentou esta terça-feira os principais destaques de mais uma edição do festival que este ano convidou dois mestres do terror.
O realizador chileno Alejandro Jodorowsky, de 88 anos, que "criou ao longo dos anos um legado único no campo do surrealismo cinematográfico que atraiu a atenção de figuras como Salvador Dalí, John Lennon ou Orson Welles". E Roger Corman, 91 anos, "um dos maiores cineastas e produtores independentes da história do cinema americano".
Na programação destacam-se filmes como "The Limehouse Golem" de Juan Carlos Medina, "Kuso", do músico Flying Lotus, "The Bar", do mestre do terror espanhol Álex de la Iglesia, e "68 Kill", de Trent Haaga.
De regresso está o Prémio MOTELX - Melhor Curta de Terror Portuguesa, que incentiva a produção nacional, e continua também a competição pelo Prémio MOTELX - Melhor Longa de Terror Europeia, atribuído pela primeira vez o ano passado.
Este ano, o MOTELX associa-se à programação Passado e Presente - Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura com "O Estranho Mundo do Terror Latino", "uma retrospetiva que propõe explorar a diversidade do cinema de género produzido na América do Sul e na Península Ibérica".
Para os mais novos, o festival apresenta o filme de animação "O Livro da Vida", um peddy paper no Cinema São Jorge, um workshop de programação informática pela Academia de Código Júnior e sessões de curtas-metragens na Cinemateca Júnior e no Museu Coleção Berardo.
O MOTELX - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa decorre entre 5 e 10 de setembro no Cinema São Jorge, no Teatro Tivoli BBVA e na Cinemateca Júnior (Palácio Foz).