O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura. O governante revelou ainda que está a estudar medidas adicionais de vigilância eletrónica para o Museu Nacional de Arte Antiga.
Corpo do artigo
O Museu dos Coches vai encerrar em breve para que seja instalada a museografia, em falta desde a inauguração do museu no ano passado.
O anúncio foi feito no Parlamento, pelo ministro da Cultura Luís Filipe Castro Mendes, em resposta a uma questão levantada pelo deputado do PS Pedro Delgado Alves, que considerou que o Museu tem que ser mais do que apenas "uma garagem de coches".
O encerramento vai ser temporário, explicou o ministro, lembrando que a museografia é "fundamental" para o Museu.
O ministro, que falava durante uma audição conjunta das comissões parlamentares de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, e de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2017, revelou também que está a estudar a instalação de um sistema de vigilância eletrónica no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).
Questionado pelos deputados sobre as condições de segurança do MNAA, na sequência do acidente que ocorreu no domingo, no MNAA, que danificou uma escultura do século XVIII, o ministro avançou que "a criação de um novo sistema está a ser equacionada".
Na terça-feira, o gabinete do ministro da Cultura tinha anunciado o reforço de três vigilantes para o museu, até ao final do ano.
O MNAA anunciou também que será constituída uma equipa multidisciplinar para a recuperação da estátua do "Arcanjo São Miguel", que sofreu fraturas e perdas da camada policromada, mas que poderá ser recuperada, segundo os especialistas.