A "amiga" dos soldados, o bife inglês, um pão com 100 anos ou a guerra dos pombos, são algumas das curiosidades que podem ser vistas e apreciadas no Museu Militar do Porto, numa grande exposição sobre a Primeira Guerra Mundial.
Corpo do artigo
O edifício do século XIX, na rua do Heroísmo, já serviu de sede à PIDE, a polícia da ditadura de António Salazar. Foi inaugurado como Museu Militar em 1980 pelo então presidente da República o General Ramalho Eanes. O museu é conhecido pela sua coleção única de miniaturas da evolução do soldado com mais de 16.000 peças.
TSF\audio\2018\04\noticias\09\afonso_de_sousa_visita_ao_museu_militar_do_porto
É no pavilhão de armas que está a exposição sobre a primeira Grande Guerra. É lá que se podem ver e observar muitas fotografias de fotógrafos que foram enviados de propósito com o Corpo Expedicionário Português que combateu em França.
Desde o armamento, ao modo de vida nas trincheiras, à comida, às armas, as comunicações ou as condições de batalha na Flandres e em Moçambique ou em Angola, estão ali documentos históricos que nos dão a conhecer bastante do que foram aqueles tempos há um século.
É lá que está também o maior espólio do soldado Milhões, o herói português da Primeira Guerra Mundial.