A festa de outono decorre este fim de semana. O parque de Serralves acolhe este evento que convida público de todas as idades a receber e celebrar esta estação durante dois dias, no local ideal para o contacto com a natureza e a biodiversidade: a quinta
Corpo do artigo
O outono chegou em força e Serralves convida todos a celebrá-lo. Na quinta do parque há música, teatro, dança, oficinas e até mercados biológicos alusivos à estação. Da pintura ao contacto com os animais, são centenas as atividades que preenchem este fim de semana em Serralves. Em colaboração com 19 municípios, de norte a sul e passando pelas ilhas, a quinta será o espaço que acolhe o maior número de atividades. Em declarações à TSF, Rui Costa, diretor de recursos e projetos especiais, fala numa programação diversificada que assenta nos valores fundadores do evento, especialmente a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, mas que também conta com novidades em cada edição.
“As atividades vão desde oficinas, saídas de campo, artes e ofícios, as raças autóctones, a reflexão por via de conversas, exposições, instalações pelo Parque de Serralves, cinema e um conjunto diversificado de espetáculos.” O diretor destaca um dos pilares do evento - o “saber fazer”. “Este ano, entre outras novidades, teremos a arte xávega.”
Nesta edição, o evento associa-se à causa climática, através de uma colaboração com o BOIL - Climate Festival, juntando à programação de exterior atividades dentro da Fundação, tais como instalações artísticas e sessões de cinema.
Com a realização das atividades práticas e educativas ao ar livre, a organização pretende valorizar o convívio e a partilha de conhecimento sobre o outono. Mariana Roldão, coordenadora do serviço educativo do parque, dá conta do que é esta festa tão ligada à natureza e à biodiversidade de Serralves.
“É um convite a que toda a comunidade possa vir desfrutar daquilo que nós temos o privilégio todos os dias que é desfrutar do parque de Serralves na estação do outono. A festa do outono realiza-se na quinta, na zona mais rural de todas as dimensões do parque, em pleno contexto urbano, sendo uma oportunidade também para famílias poderem partilhar e de alguma forma conviver de forma direta com espécies que temos no parque, com a própria natureza, e é sem dúvida esse o mote do evento.”
Mas nesta festa não se fala só de artes e ofícios. O Mercado Bio, que ficará situado no Pátio da Nogueira e o Mercado de Outono BY OHANA MARKET, no Jardim Maria Nordman, dão espaço para conhecer os produtores locais e nacionais que trazem a Serralves comida, artesanato e não só.
Ricardo Bravo, da gestão e manutenção do parque, avança: "Nós temos dois mercados, um mercado biológico, em que convidamos produtores locais a vender os seus produtos, tanto comida como produtos tradicionais, é uma venda direta do produtor ao consumidor. Depois também temos um mercado mais urbano com produtos mais de fashion."
A chuva que veio com a chegada do outono não será um problema para esta festa. As atividades mantêm-se e o público de todas as idades é convidado, mais uma vez, a visitar a quinta de Serralves, este sábado e domingo das 1000 às 19h00. A entrada é gratuita e a organização do evento está a colaborar com a STCP para dinamizar transportes para o recinto.
