Uma grande prenda de Natal para os fãs do mítico grupo de Liverpool. Já é possível ouvir os Beatles na internet sem descarregar as músicas.
Corpo do artigo
Pela primeira vez, as músicas dos Beatles estão disponíveis nos maiores operadores de música em streaming. Spotify, Apple Music, Google Play, Tidal e Amazon Prime Musica são alguns dos serviços que disponibilizam 224 temas da banda incluídos nos 13 álbuns de originais lançados no Reino Unido entre 1963 e 1970, e também as coletâneas essenciais.
[twitter:679934858878128128]
Os Beatles nasceram em 1960 com John Lennon, Paul McCartney, George Harrison, Stu Sutcliffe e Pete Best na bateria (antes, Tommy Moore tinha ocupado o lugar). Em 1961, Stu abandonou a banda e um ano depois Ringo Starr substitui Best. Estava composto o "quarteto fantástico".
Rapidamente subiram aos tops, com músicas como "Love Me Do", "From Me to You" ou "Please Please Me", que deu nome ao primeiro álbum lançado em 63. Os sucessos sucederam-se até abril de 1970, quando a banda se separou oficialmente.
Mas não foi apenas a música o que tornou os Beatles um ícone da cultura pop. O que faziam, o que vestiam, como se comportavam. A banda de quatro rapazes de Liverpool personificava a juventude dos anos 60 e ultrapassava as fronteiras britânicas.
Até agora, as músicas não estavam disponíveis para ouvir na internet sem descarregar ficheiros. À BBC, Mark Sullivan, investigador de comunicação na empresa Midia, diz que é fácil perceber porque é que os Beatles demoraram tanto tempo a chegar aos serviços streaming - "os editores não queriam fazer nada para poder prejudicar o potencial de vendas das reedições ou de retrospetivas. É um catálogo muito lucrativo".
Hoje foi o dia. Um verdadeiro presente de Natal para os fãs.
[youtube:XK7O_afAXf4]