É considerada a maior exposição sobre a vida e obra de Leonardo da Vinci: 64 invenções, 60 protótipos, reproduções de manuscritos, desenhos e pinturas.
Corpo do artigo
Já passou por várias cidades europeias, pelos Estados Unidos, América do Sul e Ásia. Entre invenções e mecanismos que há 500 anos pareciam utópicos, encontramos uma bicicleta, o protótipo de um helicóptero e mecanismos presentes no dia-a-dia como roldanas ou correntes.
TSF\audio\2017\03\noticias\31\rute
"Leonardo Da Vinci: As Invenções do Génio", está dividida por nove áreas temáticas.
Considerado um visionário, este percurso pela vida de Leonardo da Vinci começa por mostrar o fascínio pelo voo, que esteve na origem do helicóptero, tal como hoje o conhecemos. Paula Paz Dias Ferreira, é a diretora da exposição.
Uma das características desta exposição é a interatividade.
Das invenções passamos à pintura, onde encontramos uma réplica da famosa Mona Lisa. Mas Paula Paz Dias Ferreira destaca o quadro "A Dama com Arminho".
Ao longo do espaço de 2 mil metros quadrados, também passamos por uma parte dedicada à anatomia. Um espaço que mostra uma outra forma de fazer ciência, que unia mente e físico.
"Leonardo da Vinci - As invenções do Génio" é comissariada pelo arquiteto Souto Moura, para quem a escolha da Alfândega do Porto foi perfeita.
Ao longo da exposição há frases do génio do Renascimento, a visita termina assim: "Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende".
"Leonardo Da Vinci: As Invenções do Génio" para ver até 31 de julho na Alfândega do Porto.