O Dia Nacional da Morna assinala-se esta segunda-feira pela primeira vez em Cabo Verde. O ministro da Cultura do país, Abraão Vicente, esteve esta manhã na TSF a falar sobre o género musical que é "a alma" daquele povo.
Corpo do artigo
Quando perguntam ao ministro da Cultura de Cabo Verde se a morna é o fado ou o tango do país, Abraão Vicente é perentório: "Morna é morna". O ministro esteve esta manhã na TSF no âmbito das celebrações do primeiro Dia Nacional da Morna, género musical cabo-verdiano.
Em entrevista ao jornalista Fernando Alves, Abraão Vicente descreve a morna como "a alma" de Cabo Verde e recusa comparações com outros géneros músicas: "Os estudiosos recusam-se a dizer que é parecido com o fado, tem uma cadencia africana que nos afasta."
Entre as muitas iniciativas que marcam as celebrações do primeiro Dia da Morna está uma conferência "Pensar B.Leza e a Morna", que acontece na Assembleia Nacional, dedicada ao músico, natural de Mindelo, que escrevia mornas a pedido.
"B Leza não é propriamente uma figura muito celebrada e estamos a trabalhar para devolvê-lo à luz pública, para resgatá-lo para os dias de hoje"
TSF\audio\2018\12\noticias\03\morna_completa
A Zona Mestiça desta segunda-feira também é dedicada ao Dia da Morna. Ouça o programa completo aqui.